Agendando uma consulta

O Clínica nas Nuvens possui um sistema simples, agradável, fácil de manter consultas e praticidade no agendamento.

Na tela da Agenda, os agendamentos podem ser criados tanto a partir do botão  botao_agendar , localizado acima do calendário à esquerda, quanto clicando sobre qualquer horário no corpo da agenda à direita.

Na primeira aba, Agendamento, estão concentrados os dados gerais sobre este, como qual o profissional, paciente, qual agenda, horário e demais informações, conforme a ilustração abaixo:

A segunda aba, Procedimentos, reserva-se ao preenchimento de quais serão os procedimentos realizados pelo profissional durante o atendimento ao paciente. Os procedimentos são aqueles baseados nas configurações da clínica, conforme descrito aqui.

Na terceira aba, Repetir agendamento,  concentram-se todas as opções necessárias para criar uma rotina de agendamentos, que consiste em replicar, em um certo período de tempo, o agendamento de formas diversas.

A repetição pode ser: diária, semanal, mensal, anual ou outras, variações destas. Caso a repetição não for desejável basta deixar selecionada como “Não”. A data de início é a mesma do agendamento, independente de ser o dia atual ou não.

As opções da repetição variam conforme seu tipo, por exemplo, a Semanal requer que seja preenchida a frequência de repetição (a cada X semanas), os dias da semana em que ocorrerão os agendamentos e até quando replicar (esta é a única opção presente em todos os tipos de repetições), que pode ser delimitado por ocorrências ou até uma data específica (o máximo de ocorrências é cento e cinquenta).

É possível criar uma rotina de repetições a partir de um agendamento já salvo. Se o agendamento for antigo, ou seja, a data é anterior à atual, a data de início das repetições será o dia atual.

A  aba Notificar, destina-se ao envio de notificações sobre o agendamento para o paciente. Caso a opção de enviar notificação por e-mail estiver ativa e o paciente possuir um endereço e-mail cadastrado (esta opção corresponde àquela encontrada na configuração da agenda), será enviado um e-mail com todos os dados relevantes (ao paciente) da consulta. Se o paciente não tiver um endereço de e-mail cadastrado, basta informar nesta tela qual é o endereço e automaticamente, será vinculado ao paciente.

O envio de notificação por SMS possui configurações semelhantes às dos e-mails, porém, a opção só estará habilitada caso a clínica aceite o serviço, como explicado na configuração dos SMSs para a clínica.

Os campos presentes no e-mail enviado são: nome do profissional da saúde, nome do paciente, data da consulta, hora de início, convênio e estado da consulta. Caso o agendamento for replicado, serão listadas as datas das replicações.

A aba Encaminhado serve para indicar se algum outro profissional indicou esse paciente para uma consulta com outro profissional, se nas configurações dos procedimentos estiver habilitada a comissão por indicação, é aqui que o médico vai ter uma ligação com essa consulta, assim gerando sua comissão por ter indicado o devido paciente.

Auditoria  server para registrar todos os passos (um histórico) desse agendamento, quem criou, quem editou, quem finalizou, etc.

Controle de choque de horário


O Clínica nas Nuvens permite um maior controle sobre os agendamentos através de restrições por horário. As configurações de choque de horário definem se determinados tipos de consulta ou agendas permite que o mesmo paciente ou o mesmo profissional possua mais de um agendamento no mesmo horário e/ou no mesmo local (na mesma agenda/sala).

Ao agendar uma nova consulta a um paciente ou um profissional da saúde que esteja presente em outro agendamento no mesmo período, um aviso será exibido na janela informando o fato e impedindo a conclusão do agendamento.

Existem dois tipos de restrições, as por tipo de consulta (consulta, cirurgia, encaixe, etc.) e as por agenda/sala:

  • Restrição por tipo de consulta: Os tipos de consulta podem ser personalizados para aceitar ou não que um paciente ou profissional possua um agendamento no mesmo horário. Por padrão, apenas o tipo “Encaixe” permite tal ação. Por exemplo: Um médico pode estar atendendo dois pacientes ao mesmo tempo, em um dos agendamentos, o tipo da consulta é “Consulta” e, no agendamento do outro paciente, o tipo da consulta é “Encaixe”, e estariam sendo exibidos lado a lado na visualização da agenda. Com outros tipos de consulta este comportamento não seria permitido.
  • Restrição por agenda: Assim como aos tipos de consulta, as agendas podem ser configuradas para permitirem ou não choque de horário. Por padrão, todas as agendas são configuradas para não permitirem o comportamento. Quando uma agenda não possui essas restrições, um paciente ou profissional pode estar presente em mais de um agendamento no mesmo horário, mesmo que os tipos de consulta respectivos aos agendamentos não permitam.

Clique aqui para ler mais sobre as configurações de agendas.

Agendando paciente não cadastrado


O Clínica nas Nuvens permite que pacientes sem cadastro possam ter consulta agendada, dessa forma, após um agendamento destinado a um paciente sem cadastro, é feito automaticamente um pré-cadastro do paciente, ou seja, será cadastrado apenas com o nome e já estará disponível para edição na aba “Pacientes”.

Isso deve-se ao fato de casos em que há alguma emergência na clínica e não haja tempo para realizar o cadastro.

Para agendar um paciente sem cadastro, basta clicar em algum horário na agenda e preencher o formulário, informando apenas o nome do paciente, não serão requisitados os demais dados pessoais.

Clique aqui para ler mais sobre o cadastramento de pacientes.

 


Continue lendo sobre Agenda: