Configurações do financeiro

Configurações do financeiro

Esta aba de configurações faz referência à tela sobre a vida financeira da Clínica. É em base nestas configurações que os procedimentos financeiros são realizadas.

Aqui encontram-se seis submenus, são eles:

Geral

Aqui habilita-se a marcação da conta padrão para a realização dos lançamentos. Esta será a conta selecionada automaticamente ao fazer um lançamento.

A Configuração de atendimento, aonde é possível bloquear atendimento sem pagamento,ou seja, nenhum profissional poderá efetuar um atendimento sem antes ter um agendamento e este estiver pago.

Na aba Cliente/Fornecedor existe a opção que obriga o preenchimento do CNPJ no cadastro de clientes e fornecedores.

Também é possível configurar uma senha que será exigida na hora em que alguém for aplicar um desconto/acréscimo ao baixar uma conta(lançamento).

Na sequencia no item Orçamento é possível ativar, ou não, três opções que resultarão em envio de dados do responsável pelo orçamento. Pode-se também bloquear as alterações de valores de procedimentos ou produtos nos orçamentos gerados, além de permitir a inclusão de valores relacionados a repasses dentro da confecção do próprio orçamento, desta forma facilitando o rateio de valores direcionados a terceiros por exemplo.

_____________________________________________________________________________

Bancos


Aqui encontra-se a lista completa dos bancos registrados no FEBRABAN. É em base nesta lista de bancos que o sistema irá realizar os cadastros de contas bancárias.

Caso o banco desejado não esteja presente na lista, basta clicar no botão Adicionar banco, e então, preencher os campos requeridos do formulário, como ilustrado abaixo:

configuracoesFin_banco_novo

_______________________________________________________________________________

Contas


Nesta tela é onde pode-se visualizar todas as contas bancárias cadastradas no sistema.

contas

Para adicionar uma nova conta, basta clicar no botão Adicionar Conta e, então, preencher os campos requisitados no formulário. O banco selecionado é baseado na lista de bancos cadastrada no sistema. É possível criar uma conta já com um saldo inicial definido (o valor pode ser positivo ou negativo), caso esta opção não for desejada, basta iniciar a conta com saldo zero. O saldo inicial de uma conta poderá ser alterado quando for desejado e o mesmo será incluído nos totais calculados na parte financeira do sistema.

A opção conta caixa, é utilizada para designar que está conta será liberada para as pessoas que tem permissão de caixa poderem fazer lançamentos. Quando desabilitada, essa opção não será exibida ao faturar.

Para saber mais como habilitar boletos clique aqui.

A cada nova clínica cadastrada, o sistema cria, automaticamente, uma conta referente a essa clínica com o nome “Caixa interno”. Todas as contas são independentes de clínica para clínica.

_______________________________________________________________________________

Categorias de contas


As categorias de contas são, inicialmente, padronizadas no sistema. São estas as categorias utilizadas ao realizar o lançamento de uma conta a pagar ou a receber.

O objetivo de manter um cadastro das categorias é possibilitar um melhor detalhamento das movimentações financeiras. Permitindo que as contas sejam categorizadas em seus respectivos Centros de custo. Também, permitir o controle sobre os gastos da clínica e seus destinos, assim como o que a clínica recebe. Por exemplo, quanto foi pago de luz, água, aluguel, salário de um funcionário, em um determinado período (escolhido pelo usuário). Também, como saber de onde estão vindo as receitas da clínica, como consultas, juros e exames.

Em suma, é o que permite utilizar os registros para tem um melhor acompanhamento no controle financeiro da clínica. Onde já é conhecido todos os clientes e fornecedores em que estão baseadas as movimentações financeiras, e assim, torna-se possível a geração de relatórios confiáveis.

É possível editar qualquer subcategoria, para um melhor detalhamento da mesma. As categorias existentes são fixas. Além de editar, também, pode-se criar novas subcategorias, atribuindo a ela, uma categoria pai.

Ao categorizar propriamente uma conta, seja ela uma receita ou despesa, será possível visualizar quais as categorias que resultam nas maiores receitas ou despesas, respectivamente. Para fins de relatórios.

_________________________________________________________________________

PagSeguro


Neste submenu é possível configurar a sua conta do PagSeguro para ter acesso a pagamentos via cartão de crédito.

____________________________________________________________________________

Caixa


Neste submenu é possível configurar um envio de notificação para o e-mail desejado, assim que alguém fechar o caixa.

_________________________________________________________________________

Renegociação

Neste item pode-se definir a porcentagem de juros, multas ou taxas para novos títulos que serão renegociados posteriormente.

____________________________________________________________________________

Tabela de financiamento

Nesta aba o usuário poderá definir os coeficientes relativos aos financiamentos/parcelamentos que serão utilizados no sistema. Para isso funcionar basta escolher no item documento a opção que será trabalhada, em seguida definir a quantidade de parcelas que o sistema irá permitir ao cliente, definir o coeficiente para pagamentos antecipados ou atrasados para a primeira parcela de cada negociação, sendo que as demais o sistema irá ajustar a partir deste coeficiente pré-definido.

______________________________________________________________________________________

Motivo de cancelamento de orçamento

Neste item o usuário poderá definir se o sistema permitirá anexar motivo para o cancelamento de orçamentos, ativando o botão conforma a imagem e descrevendo-o conforme o parâmetro da clínica.

______________________________________________________________________

Configurações financeiras de usuários

Neste item o administrador do sistema poderá definir para um determinado usuário, limites para desconto, tipos de faturamento, além de contas liberadas.