Configurações do SMS

Configurações SMS

O plano de envio de SMS é um módulo à parte do plano (do sistema) contratado pela empresa, ou seja, é independente quanto a este e é totalmente configurável por parte do administrador ou gerente da clínica (as configurações são independentes para cada clínica cadastrada na empresa). A quantidade enviada, os eventos que disparam os SMSs e o total de gastos para com estes dependem inteiramente do administrador ou gerente.

O custo padrão de envio de SMS é o valor fixo da operadora, sendo um total de R$ 0,07 por mensagem de texto enviada. O valor total para cobrança é gerado em base da soma dos custos totais dos envios de cada clínica e será acrescentado na cobrança mensal à empresa. Ao utilizar o serviço de SMS, a empresa concorda com os Termos de uso e com a Política de Privacidade.

As configurações do módulo são divididas em três partes principais, a configuração do plano da clínica (localizada no Configurações> SMS> Dashboard), histórico de envio e personalização/customização de cada evento que utiliza os SMSs, são elas:

Dashboard


No dashboard é possível visualizar a situação atual do plano de SMS da clínica, se está ativo ou não, qual é o limite de envio para o mês, quantidade já enviada, quantidade disponível para enviar e o custo total gerado. Todos os valores são mensais, ou seja, são respectivos ao mês atual.

Por ser totalmente configurável pelo usuário (apenas Administradores ou Gerentes), o plano de SMS pode ser alterado a qualquer momento, se adequando às necessidades atuais para cada clínica. Basicamente, o plano constitui-se da ativação ou não do serviço e o limite mensal de envio, que pode ser ilimitado.

configuracoes_sms

Caso esteja desativado, para ativar o serviço de SMS, basta clicar na opção “Ativar” à direita da etiqueta “Desativado”, destacada na cor vermelha. Feito isso, será requisitado um aceite do usuário para com o serviço, concordando com os Termos de uso e com a Política de Privacidade:

Se o serviço for desativado, todas as opções de envio em qualquer funcionalidade do sistema serão bloqueadas para a clínica instantaneamente.

Com o serviço ativo, as opções de envio de SMS em outros módulos e funcionalidades estarão habilitadas, sendo disparadas por eventos, por exemplo, o evento de cadastrar um agendamento, ou felicitações automáticas para aniversariantes (esses e outros eventos são descritos aqui).

Para configurar o limite de envio de SMS/mês, basta clicar no botão ( botao_cfg ), localizado na área respectiva ao limite de envios.

configuracoes_sms_limite

Como observado na imagem, a quantidade de envios mensais pode ser ilimitada ou limitada por uma certa quantia.

Durante o período de testes do sistema (plano gratuito), é garantido o direito a 15 mensagens de texto. Este valor não pode ser alterado.

Histórico de envio


Serão mantidos aqui todos os SMSs enviados pela clínica, assim como todos os não enviados. Para o último caso, será apresentada a razão pela qual o SMS não pôde ser enviado.

Os dados apresentados para cada SMS são: data e hora em que ocorreu o envio, qual a mensagem enviada, número do telefone destinatário (telefone celular do paciente), qual foi o evento que disparou o SMS (o local em qual foi gerado) e o estado do mesmo. O estado positivo significa que o SMS pôde ser enviado sem qualquer impedimento, já o negativo representa que algo impossibilitou o mesmo de ser enviado. Ao posicionar o cursor do mouse sobre o alerta em vermelho, será exibida a causa da falha do envio.

configuracoes_sms_historico

A falha no envio de um SMS pode ser em decorrência de um dos seguintes fatores:

  • Limite mensal excedido – Quando a quantidade de SMSs enviadas ultrapassou o limite estipulado para o mês;
  • Falha na comunicação – Quando algum erro ocorre na comunicação entre o Clínica nas Nuvens com o serviço da operadora de telefone;
  • Sem número de celular – Quando o SMS for enviado a um número inválido;
  • Serviço desativado – Quando o plano de SMS da clínica encontra-se desativado;
  • Evento desativado – Quando o evento que disparou o SMS está desativado para a clínica.
Os SMSs cujos envios resultaram em falha não serão cobrados.

Personalização de SMS


Os eventos que disparam os SMSs podem ser configurados individualmente, assim, caso não seja desejado o envio através de certa funcionalidade, basta desabilitar o envio para este evento (não influenciará nos demais).

A configuração para cada evento  é disponibilizada pelos menus laterais (à esquerda) referentes a cada evento seguindo um padrão: a disponibilidade do evento, indica se o envio de SMSs para tal evento está ativado ou desativado; e a mensagem do recado.

A mensagem do SMS é constituída por texto normal e textos dinâmicos representados por tags (semelhante às encontradas no cadastro de um modelo de atestado) que serão substituídos por seus respectivos valores na geração do SMS. Cada evento possui as tags predeterminadas conforme a necessidade. Abaixo um exemplo da configuração para o evento de cadastro de agendamento:

configuracoes_sms_template

Como observado no texto explicativo na imagem, a mensagem do SMS precisa seguir um padrão, o qual especifica que todo o texto da mensagem terá sua formatação removia (espaços em excesso, acentuação, caracteres especiais, etc.) e é limitado por cento e sessenta caracteres. Esse padrão é válido a todos os sistemas que utilizam serviços de SMS.

Por serem dinâmicos, os textos resultantes do uso de tags não possuem tamanho fixo, e caso, na geração da mensagem do SMS, o texto final ultrapassar o limite, os caracteres excedidos serão cortados. Exemplo de mensagem com texto dinâmico:

  • Texto normal: Sua consulta do dia [data_agenda] às [hora_agenda] em [clinica] foi cancelada! Telefone para contato: [telefone_clinica]. (121 caracteres);
  • Texto do SMS: Sua consulta do dia 15/02/2015 às 15:02 em Clínica Camtwo foi cancelada! Telefone para contato: (49) 3433-7068. (111 caracteres).

Os eventos que podem disparar SMS são:

  • Criação de agendamento;
  • Alteração de agendamento;
  • Cancelamento de agendamento;
  • Lembrete de agendamento;
  • Felicitações aos aniversariantes;
Caso o plano de SMS esteja desativado, automaticamente os envios para todos os eventos também estarão.
Tagged: