Configurando comissões

Comissões

Para gerar comissão, é necessário primeiramente acessar a aba de configurações e então a aba comissionamento, acessando essa opção será possível escolher o modelo de pagamento, que está dividido em:

  • Não pagar: a clínica não trabalha com comissões;
  • Gerar no faturamento do título: a comissão será calculada quando um título for faturado.
  • Gerar na liquidação do título: a comissão será calculada quando efetuar a liquidação do título (quando o paciente efetuar o pagamento).

Também temos a Base de cálculo, onde as comissões serão baseadas no:

  • Valor tabelado: é o valor determinado na tabela das comissões do profissional para cada procedimento (um valor base).
  • Valor cobrado: onde as comissões se ajustarão conforme o valor de cada procedimento na hora do faturamento se as comissões estiverem em forma de % (porcentagem) do valor total do procedimento. Por exemplo: Quando for dado um desconto/acréscimo no valor de um procedimento na hora de faturar.
Clicando na aba regras podemos configurar as comissões na clínica e isso pode ser feito para todos os usuários configurados para receberem comissões.
Para configurar uma regra geral é só acessar conforme a tela abaixo:

No sistema temos diferentes tipos de comissões: Execução, Convênio e Indicação.

  • Execução é a comissão por executar o procedimento pelo convênio particular.
  • Convênio é o valor de comissão gerado pelo atendimento de um paciente por um convênio.
  • Indicação é o comissionamento gerado através de uma designação de outra pessoa.

Existe também regras específicas de comissionamento por profissional, para configura-las, primeiro selecione um profissional e depois procure um procedimento e configure os valores de execução, convênio e indicação.

Para alterar as configurações de comissões de algum procedimento o usuário pode clicar sobre o botão azul e mudar manualmente os valores. Também é possível ir na aba Reajuste para alterar todos os valores de uma só vez.

Diferença entre Reajuste e Alteração:

  • Reajuste, soma ou subtrai o valor passado no valor existe de comissão
  • Alteração o valor passado vai ser colocado em todos os procedimentos

“Gif” de como fazer Alterações/Reajuste em massa:

Neste .gif foi alterado o valor geral para todos os procedimentos para 50 reais e depois foi reajustado somado -15 reais de comissões de convênio e execução.

Nesta tela também é possível alterar as comissões de um procedimento específico manualmente, só digitar o nome do procedimento neste campo que o sistema vai trazer todos os nomes semelhantes na aplicação do filtro.

Também é possível fazer a importação de valores de comissões em massa, clique aqui  para saber mais.

Existe também a opção de copiar regras de comissionamento de um profissional para outro, primeiro selecione o profissional que você deseja copiar as regras, na sequência selecione substituir tudo.

Já se desejar mesclar os valores de comissões com o do outro profissional, ou seja, os procedimentos que existem em comum entre eles terão os valores alterados para os da pessoa de origem.

 

Após definido o valor ou o percentual para os Procedimentos, Tipos de Exames e Especialidades (ou somente na opção usada pela sua clínica), basta faturar a comissão gerada.

Depois que for agendada uma consulta e faturada, as comissões pendentes de faturamento estarão dispostas no seguinte menu, conforme a imagem abaixo:

Para isso, deve clicar em Financeiro, opção Comissões:

p

Para faturar o comissionamento, selecione o profissional, as comissões em aberto, adicione a data de vencimento e então clique em faturar selecionados. Neste momento, será gerado um lançamento no menu lateral A pagar e a receber com o valor da comissão para o profissional da saúde.

 

Para recalcular a comissão, é necessário clicar no botão “Recalcular“, esse botão irá calcular todas as comissões em aberto no período informado pelo usuário na tela. Irá adicionar comissão para quem não tinha ou irá recalcular o valor da comissão que foi alterada (nos procedimentos) para quem já tinha.


Também é possível visualizar todas as comissões por meio de um relatório, que mostra cada profissional e as comissões recebidas pelo atendimento de cada paciente, como mostra a imagem abaixo. Para baixar o relatório é necessário apenas clicar no botão baixar arquivo que está disposto na aba de comissões.

 


Continue lendo sobre Financeiro: