Configurando o recurso de notificação via WhatsApp

Entenda seu funcionamento: 

Basicamente a clínica irá contratar o serviço e nele terá a possibilidade de realizar contatos automáticos com seus pacientes. Com isso o sistema conseguirá enviar mensagens em formato padrão ou personalizadas para: 

Criação de agendamentoAlteração de agendamento, lembrete de agendamento para o que o paciente seja auxiliado a não esquecer do seu compromissoenvia ainda, mensagem para Exclusão de agendamento E conta também com a mensagem de aniversário, felicitando o paciente pelo seu dia e consecutivamente tornando a clínica mais humanizada e diretamente lembrada. 

Veja como é fácil configurar e utilizar este recurso: 

Com o seu sistema aberto, localize o botão “Configurações” no menu principal. 

Ao acessar o sub-menu dedicado configuração, clique no botão “WhatsApp 

Para aderir e utilizar a ferramenta, clique no botão “ativar”, perceba que o sistema lhe mostrará uma mensagem alertando sobre a tarifa extra que será cobrada de forma individual por cada mensagem no valor de 7 centavos, este valor será somado à mensalidade do sistema. 

Na sequência indique o número de celular que será utilizado pela clínica para entrar em contato direto com o paciente. 

Após a digitação, clique em, , perceba que na tela principal o status do serviço aparece como ATIVADO, bem como o número de celular digitado também demonstra o status ATIVO. 

A partir deste momento o recurso já está pronto para ser utilizado em formato padrão, mas lembre-se, precisa ainda realizar o passo de conexão através do Código QR que se encontrá logo abaixa na sua tela do sistema. Realize o escaneamento em seu celular e a conexão funcionará basicamente como se fosse o WhatsApp web. Vale lembrar também que o número utilizado para esta função deverá estar sempre online e não deverá acessar outro navegador através do WhatsApp web, caso contrário perderá a conexão com o aparelho, se isso acontecer você deverá refazer os passos para reconectar. 

No menu lateral, caso julgue necessário, você poderá personalizar as mensagens que serão enviadas para os pacientes, basta clicar nas opções e realizar a modificação desejada. 

 


Outro detalhe importante para que o recurso funcione de forma eficaz é fazer a ativação nos tipos de consulta, para isso, acesso o botão “Configurações” no menu principal, vá nas configurações da agenda e localize a opção “Tipos de consulta”:

 

clique no tipo de consulta desejado, e localize as opção para “Notificações aos pacientes”, agora é só ativar para enviar mensagens relativas a agenda e também o lembrete de agendamento que poderá ser configurado para lembrar o paciente 1 dia antes ou conforme o parâmetro interno da clínica. 


Esta nova funcionalidade irá deixar a comunicação com seu paciente ainda mais eficiente.
Para isso é preciso ter alguns cuidados, veja: 

  • As funcionalidades serão as mesmas do SMS, somente para notificação do paciente. 
  • O custo é referente ao envio da primeira mensagem, a resposta do paciente será entregue diretamente no celular, não sendo possível ver pelo Clínica nas Nuvens 
  • Após ativado o número, NÃO deve ser aberto o WhatsApp web em nenhum outro local. 
  • O aparelho deve estar sempre ligado e conectado a internet para o envio das mensagens. 

 

Para uma visualização mais dinâmica deste tutorial, assista o vídeo no Youtube: