Criando lotes de guias e XML

A tela contendo os lotes de guias de consultas pode ser acessada na aba Financeiro> TISS, ao topo da tela. Como mostra a imagem abaixo:

Os lotes de guias compreendem uma ou um agrupamento de duas ou mais guias de consultas que compartilham do mesmo convênio. São utilizados para realizar o faturamento das guias e possibilitar que sejam gerados arquivos XML sobre as mesmas.

Para criar os lotes de guias é necessário, obviamente, ter guias de consultas salvas e estas não podem estar faturadas, também, a clínica precisa ter convênios com o número de registro da ANS cadastrados.

Para criar um lote, deverá ser selecionado o convênio desejado, no seguinte campo:

Então, adicionar as guias que deseja-se incluir no lote, clicando sobre o tipo desta guia, podendo ser elas: Consultas ou SADT, ou também criar guias avulsas, clicando sobre Nova guia avulsa e selecionar Consulta ou SADT. Após adicionar todas as guias, só clicar sobre Finalizar lote que o mesmo estará salvo e outro já será aberto automaticamente.

Para visualizar os lotes já criados, basta ir para aba Lotes, e será informado o sequencial e mais algumas informações sobre o lote juntamente com a opção de imprimir, veja:

Após criado, um lote não pode ser editado (incluir ou remover guias) mas as guias associadas a estes podem ser editadas ou excluídas, possibilitando que seja gerado um arquivo XML diferente, caso for desejado. Ao excluir um lote, as guias não serão excluídas, apenas deixarão de possuir uma data de faturamento.

Na lista dos lotes, clicando sobre o número sequencial é possível visualizar todas as guias que estão relacionadas a este.


Continue lendo sobre TISS: