Criando um Atestado de Saúde Ocupacional – ASO

O Clínica nas Nuvens oferece funcionalidades para atender a área de Medicina do Trabalho com as opções de criação de Atestados de Saúde Ocupacionais (ASO) e Ficha clínica de seus pacientes.

A opção de criação de um ASO encontra-se a partir de um paciente cadastrado, em seu perfil, clicando no item “Medicina do Trabalho – ASO” do menu situado à esquerda da tela. Como mostra na imagem abaixo:

Clicando neste item, será exibido uma lista de todos os atestados criados para o paciente em questão. Nesta lista também é possível ver alguns dados referentes a cada atestado, assim como a possibilidade de impressão e edição destes. A edição poderá ser feita através de um clique sob o nome do paciente.

Para criar um novo ASO, basta clicar no botão Adicionar atestado de saúde ocupacional, onde à próxima tela será a de cadastro e/ou em Imprimir ASO em branco, para imprimir um atestado de saúde ocupacional em branco.

Na tela de cadastro do ASO, as seguintes sessões estarão disponíveis:

Dados gerais


Nesta sessão é onde será preenchido os dados gerais para o atestado, sendo eles: a empresa, qual o examinador (Profissional da saúde) e o Exame médico que será realizado nesse paciente, como pode ser visto na imagem abaixo:

pacientes_medTrab_aso_dadosGerais

A empresa é um “Cliente/Fornecedor”, que está cadastrado na clínica. Para mais informações clique aqui.

Voltar

Dados do paciente


Para esta sessão, alguns campos são carregados automaticamente do perfil do paciente, bastando apenas preencher qual a profissão e o documento de identificação deste.

pacientes_medTrab_aso_dadosPaciente

Voltar

Exame complementares PCMSO


Nesta sessão será exibida uma lista de exames complementares, segundo o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), realizadas no paciente. Os campos são selecionáveis, ao selecionar um campo será exibido outro campo para o preenchimento da data deste exame, como mostra a imagem abaixo:

Voltar

Riscos ocupacionais


Aqui será exibida uma lista para a seleção de quais os riscos ocupacionais este paciente está submetido.

Voltar

Laudo


Nesta sessão será feito o preenchimento dos campos de laudo, de acordo com a NR (Norma Regulamentadora) que se aplica ao paciente.

pacientes_medTrab_aso_laudo

Na imagem acima, é demonstrado campos de seleção, onde o primeiro campo, indicado pela NR 07, é possível selecionar entre três opções: “Apto para o trabalho”, “Inapto para o trabalho” e “Apto com restrições”. O próximo campo, será preenchido se for necessário fazer alguma observação, e os demais campos, como o primeiro também apresentam três opções, dispostas em: “Apto para o trabalho”, “Inapto para o trabalho” e “Não se aplica”.

Com todos os campos obrigatórios preenchidos, clicando no botão “Salvar”, o sistema irá armazenar este e redirecionará você à lista dos atestados de saúde, assim podendo editar ou imprimir, descrito no início deste artigo.

Voltar


Continue lendo sobre Medicina do Trabalho