Mural de recados


O mural de recados oferece uma solução simples e agradável à comunicação interna entre usuários, enviando mensagens para um ou mais destinatários, tendo como fins deixar lembretes e notificações para esses.

Em questões conceituais e funcionais, assemelha-se aos murais de recados tradicionais utilizados em várias empresas, tradicionalmente constituído por um painel com recados escritos em papéis presos à este, porém, com todas as facilidades providas pela tecnologia.

O mural está disponível em todas as telas do sistema, sem a necessidade de abrir novas janelas ou abas e visível na barra superior de navegação do aplicativo:

dashboard_mural

Quando houver recados não lidos, os mesmos serão mostrados com uma notificação numérica ao lado do ícone do mural. Ao clicar, serão carregadas todas as mensagens não lidas, sempre serão exibidos os recados mais recentes nas notificações (caso houverem respostas, apenas a última estará listada como não lida).

mural_notificacoes_aberto

Caso seu browser (navegador da internet) tiver suporte à funcionalidade, o mural de recados será atualizado em tempo real, caso contrário, o contador de notificações sempre será atualizado de dez em dez minutos, sendo possível fazê-lo manualmente ao clicar sobre o ícone na barra superior ou entrar na tela da Agenda.

Para as atualizações em tempo real do mural, será exibida uma notificação no canto superior direito do monitor para cara nova mensagem recebida, para isso o seu browser (navegador da internet) precisa ter suporte à funcionalidade de notificações e o usuário precisa aceitar receber as mesmas. A permissão para exibir as notificações será requisitada tão logo quando o primeiro acesso ao sistema for realizado.

Obs.:  O contador de mensagens recebidas pode ser diferente do contador de recados não lidos, uma vez que estes últimos apenas listam um recado não lido por conversa.

Criando um recado

Para enviar um recado basta clicar no link “Novo recado”, na janela  que será aberta os campos a serem preenchidos são: os usuários destinatários, vínculo com paciente e a mensagem do recado.

Para os destinatários, serão listados todos os usuários cadastrados na empresa, permitindo a comunicação entre todos os usuários pertencentes à esta, marcando a opção “Enviar para todos” serão exibidos outras duas opções: “usuários da Clínica” e “usuários da Empresa” e, automaticamente, serão selecionados como destinatários todos os funcionários da clínica ou da empresa, respectivamente. Enquanto que, para o campo dos pacientes, serão listados todos os pacientes da clínica selecionada atual.

mural_novo

Basicamente, um recado consiste em uma mensagem encaminhada para um ou mais destinatários, vinculada ou não a um paciente. O vínculo com paciente, como o nome sugere, associa um paciente ao recado, e este (e respectivas respostas, caso houver) será listado e poderá der visualizado tanto no perfil do paciente quanto durante um atendimento para o mesmo, em forma de um histórico, podendo assim, resultar em um acompanhamento mais detalhado a casos provenientes do paciente.

Ao enviar o recado, todos os destinatários receberão notificações (pode levar alguns minutos), o remetente do recado só receberá notificação caso marcar-se como um destinatário, o que permite a criação de um lembrete ao próprio, por exemplo.

Visualizando recados

Ao clicar sobre uma notificação no mural, será aberta uma janela contendo todos os detalhes sobre o mesmo e, caso houver respostas, serão listadas abaixo do recado principal. Automaticamente, o recado será marcado como visualizado e não será mais listado no mural como uma notificação, o mesmo poderá ser encontrado na tela dos recados enviados e recebidos, descrita mais a frente.

mural_visualizar

Para responder a um recado, simplesmente é preciso escrever a mensagem e clicar no botão “Enviar” e, assim como no envio, os demais destinatários receberão uma notificação sobre a mesma.

Todos os destinatários possuem a opção de deixar de participar de uma conversa (recados e respostas), para isso, basta clicar sobre o botão excluir, no canto inferior direito da janela. A partir deste momento, o usuário não mais receberá nem poderá visualizar os respectivos recados e respostas, também, os mesmos não serão listados nos recados enviados ou recebidos. Caso o usuário que estiver excluindo for o remetente do recado principal (o primeiro da conversa) este poderá excluir o recado para todos os destinatários, para casos de erro na mensagem, por exemplo.

Enviados e recebidos

Nesta tela serão listados todos os recados que um usuário enviou ou recebeu. Os recados são “filtrados” por conversa, ou seja, não serão listadas todas as respostas recebias a um recado, e sim, apenas o recado principal (caso for em enviados) ou a última resposta recebida da conversa (caso for em recebidos).

Como recebidos, serão listados todos os recados, assim como respostas a recados, que possuam o usuário (que está visualizando) como destinatário.

mural_recebidos

Como enviados, serão listados todos os recados que possuam o usuário (que está visualizando) como remetente, assim como as respostas enviadas por esse à outras conversas (não serão listadas respostas cujos recados principais também possuam o usuário como remetente).

mural_enviados

 


Continue lendo sobre “Outros”: