Permissões de Usuário

O Clínica nas Nuvens conta com um forte sistema de segurança em relação às permissões de usuários dentro da empresa. Cada permissão contém suas características únicas e possui a sua visão do sistema, com funcionalidades exclusivas ou limitadas.

Ao criar ou editar um usuário, podem ser escolhidas as permissões que este terá no sistema. Podem ser selecionadas quantas permissões forem necessárias ao perfil. Um usuário terá que, obrigatoriamente, ter pelo menos uma permissão, caso contrário não poderá sequer acessar o sistema.

Como cada permissão tem suas funções únicas, para um funcionário poder realizar mais de um tipo de tarefa, ele terá que ter duas permissões dentro da clínica. Por exemplo, se existir um usuário gerente já cadastrado e esta pessoa também é um profissional da saúde, para poder realizar prontuários médicos, o usuário deverá ter as permissões de Gerente e Profissional.

As permissões de um usuário são individuais para cada Clínica.


Entre as permissões estão:

Administrador


O usuário Administrador é considerado como o administrador de toda a empresa. Portanto tem acesso a todos os dados e informações de todas as clínicas, funcionários e pacientes, assim como pode alterar estes dados sem alguma objeção.

É quem pode tudo dentro da empresa.

A única função que um administrador não poderá realizar, por questões legais e de ética profissional, é realizar prontuários médicos. A única forma de fazê-lo é se o usuário possuir a permissão de Profissional e a profissão de um profissional da sáude.

Outra função exclusiva de um Administrador, é poder visualizar todos os funcionários cadastrados em cada clínica, com suas respectivas funções e permissões dentro das mesmas. Este recurso pode ser visualizado Configurações de usuários e profissionais.

Existem dois tipos de administradores, o “normal” e o “Master”. O Usuário Administrador Master é o primeiro usuário, cadastrado juntamente com a criação da conta. As únicas diferenças entre os administradores é que o Master é administrador de todas as clínicas da empresa e ele não pode perder a permissão de acesso como Administrador, já os usuários normais poderão ter a permissão removida, e, para tê-la novamente, apenas outro administrador poderá conceder a permissão.

Voltar

Gerente


O usuário Gerente é o segundo em comando na clínica. Suas funções assemelham-se às de um Administrador. O gerente também tem acesso à todas as informações da Clínica, funcionários e pacientes, podendo alterá-las a qualquer momento, porém,  tem acesso apenas às informações das clínicas onde ele é gerente.

Um Gerente não pode dar a outros usuários a permissão de Gerente ou Administrador, ou seja, poderá apenas alterar as demais permissões nos perfis dos usuários.

Voltar

Financeiro


O usuário Financeiro tem permissões para acessar toda a parte financeira da clínica onde é funcionário. Tendo acesso a toda vida financeira da clínica.

Este pode cadastrar e movimentar contas (a pagar e a receber), verificar saldos, realizar transferências e a manutenção no cadastro de fornecedores.

Um usuário Financeiro não tem acesso às configurações da clínica (exceto às referentes a parte financeira – Ver configurações financeiras), ou seja, não pode visualizar nem alterá-las. Também, não tem acesso à agenda, não podendo realizar agendamentos.

Voltar

Profissional


O usuário Profissional tem permissões em todo o ciclo que envolve as consultas. Pode realizar e editar agendamentos, visualizar pacientes e atender pacientes.

Entretanto, um profissional da saúde não poderá visualizar ou cadastrar agendamentos a outros profissionais, ou seja, apenas terá acesso às suas consultas. Esse comportamento pode ser alterado ao modificar as permissões de usuário, atribuindo outro perfil como secretária(o), gerente ou administrador.

Este é o único usuário com permissão para realizar um prontuário médico, ou seja, é a permissão que habilita um usuário a fazer atendimentos. Tem acesso também, a todo histórico de consultas dos pacientes.

Voltar

Secretária(o)


O usuário Secretário(a) é o que possui menos permissões dentro do sistema. Não pode visualizar ou editar as configurações da clínica nem realizar prontuários.

O secretário pode apenas criar e editar agendamentos assim como cadastrar novos pacientes e editar seus perfis. Cabe a este funcionário a função de interação com os pacientes (marketing de relacionamento) configurando o envio de e-mail de aniversário e gerenciando o envio dos e-mails de notificação para o paciente sobre o estado da consulta, assim como mudanças no agendamento do paciente.

Voltar

Caixa


O usuário Caixa tem acesso somente a tela de Caixa, sua função é somente abrir o caixa, fazer reforço ou sangria, faturar agendamentos, baixar contas e fechar o caixa.

Voltar


Continue lendo sobre Pacientes e Usuários: