Realizando uma consulta

Para iniciar uma consulta, basta clicar em um agendamento exibido, e será redirecionado à tela para iniciar o atendimento. Caso seja o primeiro atendimento do paciente, uma mensagem será exibida indicando o fato.  Caso não for a primeira vez será listado o histórico dos prontuários (incluindo evoluções) já realizados, se houverem. O botão “Imagens e documentos” redirecionará para a visualização das imagens e documentos salvos relacionados ao paciente, facilitando o acompanhamento do histórico do mesmo.

Para iniciar a consulta deve-se apenas clicar no botão “Iniciar atendimento”. Automaticamente a consulta terá início, marcando o horário inicial e um relógio começará a contar, marcando o tempo percorrido da consulta até o momento. É possível também cancelar o atendimento, desta forma, a mesma não ficará registrada e o estado do agendamento do atendimento para o anterior.

No decorrer do atendimento, um aviso se torna visível nas outras telas do sistema, indicando que há um atendimento em andamento, seguida pelo nome do paciente que está sendo atendido, ao clicar sobre o nome do paciente, será dada continuidade ao atendimento.

Iniciando o prontuário


No topo do prontuário são exibidos os dados básicos do usuário, foto, nome, idade e profissão (caso houver). O primeiro campo do prontuário informa para qual convênio o mesmo está associado, caso este atendimento seja fruto de um agendamento, o convênio será preenchido de acordo com o que foi agendado (sendo possível alterar).

Os primeiros campos do prontuário são referentes a detalhes para auxiliar na organização dos atendimentos, como o convênio do atendimento (caso for vinculado a um agendamento, o convênio poderá ser diferente do cadastrado) e tipo do atendimento, contendo as opções individual, familiar e casal, para os casos onde é necessário atender mais de um paciente ao mesmo tempo. Esses dados são utilizados para gerar relatórios especializados sobre as consultas realizadas na clínica.

Durante o atendimento, as seguintes sessões disponíveis:

 

Queixa principal


Área de texto dedicada ao relato inicial da queixa do paciente, assunto principal do prontuário.

prontuario_queixaPrincipal

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Anamnese


Informações gerais do estado de saúde do paciente e hábitos de vida, com um campo de texto para um melhor detalhamento e as perguntas características. Estas informações são geradas de acordo com os modelos de anamnese que são adicionados nas configurações da clínica.

Todos os campos de pergunta da anamnese são configuráveis, isso permite adaptar a consulta ao gosto particular de cada clínica. Clique aqui para ler mais sobre como configurar as perguntas da anamnese.

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Exame Físico


Dados sobre a condição física do paciente, calculando automaticamente o IMC, com base nos dados fornecidos, e exibindo a classificação.

Para uma melhor compreensão do cálculo do IMC, a tabela utilizada como base nos cálculos está disponível, clicando no ícone à direita do texto “IMC”. Na tabela, é destacado qual dado está sendo utilizado para o paciente em questão.

Quando o Usuário/Profissional estiver cadastrado como “Oftalmologista” esta sessão não irá aparecer no momento do atendimento, dando o lugar à sessão de “Prescrição de óculos”. Demonstrado no próximo tópico.

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Prescrição de óculos


Campos dedicados para a prescrições de óculos aos pacientes. Essa opção só estará disponível caso o profissional de saúde esteja cadastrado como “Oftalmologista”. Durante o atendimento os campos que pertencem ao Exame Físico não será exibido. As opções de impressão será exibida ao finalizar o atendimento ou nos prontuários dos pacientes. Abaixo uma imagem demonstrando os campos para serem preenchidos pelos profissionais de Oftalmologia.

Mais informações sobre o cadastro de Usuários/Profissionais aqui.

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Conduta


Área de texto dedicada à descrição do comportamento do paciente no andamento da consulta.

prontuario_conduta

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Diagnóstico


Onde é mantido o registro do diagnóstico da consulta dado pelo médico, e o índice de Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID) – classificação dada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

prontuario_diagnostico

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Prescrição


Área dedicada para a solicitação de exames e prescrições ao paciente. As prescrições são geradas de acordo com os modelos de prescrição que são adicionados nas configurações da clínica.

Para carregar uma prescrição, basta selecioná-la nas opções acima da área de texto. O modelo da prescrição será carregado e poderá ser editado como for necessário, também, o campo “Título de impressão” especifica o título que será exibido quando o documento for impresso, permitindo uma exclusividade para cada caso.

prontuario_prescricao

Ao clicar no botão “Imprimir” será gerado um arquivo de visualização (em formato .pdf) contendo toda a descrição da prescrição, da clínica e do profissional da saúde.

Clique aqui para ler mais sobre como criar modelos de prescrições.

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Atestado


Área dedicada para criar atestado médico ao paciente. Os atestados são gerados de acordo com os modelos de atestados que são adicionados nas configurações da clínica.

Para carregar um atestado, basta selecioná-lo nas opções acima da área de texto. Ao selecionar um modelo, aparecerá outro campo para informar o tempo de repouso, caso não for informado e o modelo do atestado necessitar do tempo de repouso, o texto “(não definido)” será exibido no lugar.

Quando selecionado, o modelo do atestado será carregado com os dados dos textos dinâmicos já preenchidos e também poderá ser editado como for necessário. Assim como em prescrições, o atestado pode ter o título customizado, este que será impresso junto ao documento, permitindo uma exclusividade para cada caso.

prontuario_atestado

Ao clicar no botão “Imprimir” será gerado um arquivo de visualização (em formato .pdf) contendo toda a descrição do atestado médico, da clínica e do profissional da saúde, com todas as variáveis no texto devidamente preenchidas.

Clique aqui para ler mais sobre como criar modelos de atestados médicos.

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Histórico de recados


Assim como no perfil do paciente, os recados trocados por usuários através do Mural de Recados, vinculados ao paciente podem ser listados. Ao clicar no botão “Carregar recados vinculados ao(à) paciente” ou no menu de navegação lateral “Histórico de recados”, os mesmos serão carregados ao final da tela de atendimento, de forma que facilite a visualização de diversas conversas.

prontuario_recados

Dessa forma, é possível ter um acompanhamento de todas as interações relacionadas ao paciente, deixando o médico a par da situação atual e observações previamente realizadas.

 

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O prontuário possui salvamento automático, as alterações realizadas no mesmo serão salvas de tempos em tempos ou quando um campo for modificado. E ao finalizar um atendimento será exibido uma janela onde poderá ser criado um lembrete de pós-consulta.

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